Transformação de marcas de prescrição em
OTC impulsiona crescimento da divisão Consumer Health da Merck.
A divisão de medicamentos OTC
(vendidos sem necessidade de receita médica) da farmacêutica alemã Merck
reportou vendas líquidas expressivas no primeiro trimestre de 2015,
impulsionadas pela inovação com foco no consumidor entre suas principais
marcas.
A divisão Consumer Health da
Merck vem demonstrando um crescimento significativo ao adotar estratégias com
base em pesquisas feitas com consumidores para marcas que migraram da divisão
de prescrição para OTC.
Por exemplo, na Alemanha, o
Vigantoletten®, suplemento de vitamina D da Merck, foi transferido,
recentemente, da divisão de negócios Merck Serono para a divisão Consumer
Health. A fim de estimular o crescimento, Consumer Health lançou os novos
comprimidos Vigantoletten, cuja apresentação é em forma de sachê, com um sabor
agradável e podem ser ingeridos sem água, proporcionando mais comodidade ao
consumidor. Tal mudança das tradicionais drágeas representa uma inovação para
um produto que antes tinha como alvo apenas os profissionais de saúde.
Da mesma forma para o
Floratil® no Brasil, onde a Merck adotou uma estratégia de marketing que
tem como objetivo resolver o problema da diarreia, tema considerado tabu em
muitos países. As ações consistiram em tirar o produto de trás do balcão e
colocá-lo no PDV, expondo a marca, e a ativar uma campanha de comunicação com
outdoor, mídia impressa e digital, além de Relações Públicas. Como resultado,
uma pesquisa apontou que 70% dos usuários do concorrente e 46% de pessoas que
não consomem esse tipo de produto consideraram a ideia de usar Floratil. Além
disso, as vendas anuais do Floratil no Brasil cresceram acima de 20% em 2014
quando comparado ao ano de 2013.
Em terceiro lugar, na Indonésia,
a Merck enfrentou desafios relacionados à criação de valor para
Neurobion®, antigo suplemento de vitamina B vendido com prescrição médica.
A equipe de marketing adotou uma estratégia que combina conhecimentos de
consumo com o engajamento de líderes de opinião.
Por meio da reformulação da
marca, criação de novas embalagens e de uma Campanha Nacional de
Conscientização sobre Neuropatias, Neurobion® se tornou, pela primeira vez, a
principal marca internacional de OTC na Indonésia. As vendas ultrapassaram as
projeções devido ao aumento do consumo.
“Nossa divisão, cada vez mais,
trabalha com uma abordagem de inovação e comercialização voltada ao consumidor
para marcas que, tradicionalmente, estavam associadas ao setor de prescrição,
impulsionando o interesse e engajamento dos clientes. Como nossas vendas
demonstram, tivemos como resultado um crescimento significativo", disse
Uta Kemmerich-Keil, Presidente e CEO da divisão Consumer Health da Merck, que
acabou de comemorar um ano na posição.
A transformação de marcas de
prescrição em OTC segue a estratégia "3x3" de estabelecer uma
participação de mercado mínima de 3% e pelo menos três marcas fortes por
mercado-chave.
Compromisso com a saúde feminina e infantil
O ano de 2015 está marcando
diversas etapas da empresa, incluindo o 20º aniversário do Femibion®, o
suplemento de ácido fólico da divisão Consumer Health da Merck, desenvolvido
especialmente para atender às necessidades nutricionais das mulheres durante o
planejamento da gravidez, gestação e a aleitamento materno.
Como parte de seu compromisso de
desenvolver seus produtos com base nas pesquisas mais recentes e recomendações
profissionais, a divisão Consumer Health da Merck lançou uma nova formulação do
Femibion®, com vitamina D, na Alemanha. A dose de vitamina D de 800 I.E.
corresponde à recomendação de vitamina D da Sociedade Alemã de Nutrição para a
mulher que está gestante ou amamentando.1
2015 começa com bom desempenho financeiro.
No primeiro trimestre de 2015, a
divisão Consumer Health da Merck, relatou vendas de € 217 milhões,
representando 13% de crescimento orgânico (excluindo 7% de crescimento com base
nos efeitos da moeda) versus o primeiro trimestre de 2014 ( € 180 milhões).
Esse bom desempenho foi impulsionado pelo crescimento orgânico de 25% do ano
passado tanto na América Latina quanto na Ásia/Pacífico. A Europa relatou um
sólido desempenho de crescimento orgânico de 3% e o Oriente Médio/África, um
crescimento orgânico de2 7% de um ano para o outro. As principais marcas
que impulsionam estes resultados positivos foram a Neurobion, Dolo-Neurobion,
Nasivin e Kytta.
Sobre a Divisão Consumer Health da Merck
As marcas da divisão Consumer
Health da Merck, tais como Neurobion®, Floratil®, Bion®, Nasivin®, Seven Seas®,
Femibion®, Kytta®, Sangobion®, Sedalmerck® e Cebion®, são líderes
inovadoras nos principais mercados, sustentadas pela ciência e confiança dos
consumidores no mundo todo. A divisão Consumer Health possui cerca de 2.000
funcionários ativos no mundo todo em mais de 40 mercados. Desde 2014, o
portfólio é composto por marcas com faturamento total anual superior a US$ 1
bilhão. A Consumer Health é uma divisão do Grupo Merck, com sede mundial em
Darmstadt, Alemanha. Para mais informações, consulte:
www.merck-consumer-health.com.
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder de
produtos inovadores de alta qualidade e alta tecnologia nas indústrias farmacêutica
e química. Cerca de 39 mil funcionários trabalham em 66 países para melhorar a
qualidade de vida dos pacientes, promover ainda mais o sucesso dos nossos
clientes e ajudar a enfrentar os desafios globais. Geramos uma receita total de
€ 11,1 bilhões em 2013 com as nossas quatro divisões: Merck Serono, Consumer
Health, Performance Materials e Merck Millipore.
A Merck é a mais antiga empresa
farmacêutica e química do mundo. Desde 1668, nosso nome é sinônimo de inovação,
sucesso comercial e empreendedorismo responsável. A família fundadora continua
a ser o acionista majoritário da empresa até o presente momento. Somos a Merck,
a original, e mantemos os direitos globais do nome e da marca Merck. As únicas
exceções são no Canada e EUA, onde somos conhecidos como EMD.
1 Vitamin
D (Calciferol), Deutsche Gesellschaft für Ernährung e.V.
2 Incluindo mercados
europeus selecionados, como a Rússia, Itália, Grécia e Suíça.
Fonte: R7
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