quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Uso de anabolizantes gera riscos ao coração e aumenta pressão arterial.


Utilizados para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho, os esteroides elevam o colesterol ruim e triglicérides e ainda diminuem o bom.

Anabolizantes são esteroides anabólico-androgênicos, substâncias que contém o hormônio testosterona e seus derivados. São usados para aumentar a massa muscular, força, além de melhorar o desempenho e aparência física. São produtos de uso medicinal, com indicações precisas em doentes debilitados por causas conhecidas ou com deficiências passiveis de recuperação. Por orientação da ANVISA é de uso controlado para evitar o mau uso, ou seja, indevido.

O início de ação danosa aos diversos órgãos do corpo aparece entre quatro a seis semanas, mas na forma injetável que muitas vezes é usada e em doses elevadíssimas (os de uso veterinário) tem efeitos rápidos e as vezes fatais).

Aplicações diretas nos músculos escolhidos para hipertrofiá-los já levaram a amputações dos membros. Os seus efeitos no coração são clássicos: uma grande hipertrofia cardíaca, e incrível permanece até um ano após o seu desuso, rapidamente provoca uma perda da força de contração do coração, na maioria das vezes de modo irreversível, fazendo com que o usuário desenvolva típica “insuficiência cardíaca do anabolizado”.

Os níveis de pressão arterial se elevam de modo constante chegando a provocar lesões renais graves. Outros fatos graves são as alterações das paredes dos vasos sanguíneos, o endotélio, que produz óxido nítrico e enzimas que protegem e retardam o aparecimento da aterosclerose. Infelizmente o colesterol ruim (LDL) eleva-se perigosamente, atingindo níveis acima de 200 mg% enquanto o bom (HDL) cai a níveis inimagináveis, abaixo de 15 mg%. O triglicérides se eleva acima de 250 mg%.

O chamado equilíbrio dos mecanismos metabólicos de coagulação do sangue se desorganiza, aumentando o risco de trombose no organismo como um todo. Os órgãos sexuais masculinos sofrem atrofia e impotência por parada da produção de espermatozoides e nas mulheres irá ocorrer uma masculinização progressiva.

Quer ganhar músculos?

Procure um médico especialista em Medicina do Esporte para orientar e evitar complicações ortopédicas. O uso indiscriminado de anabolizantes, do hormônio de crescimento GH e do DHEA que resumidamente dizemos que se transforma em anabolizante, conseguidas de modo irregular na internet (que, aliás, só elogiam os anabolizantes) e pior, receitado por algum médico de conceito duvidoso, não confiável devem saber dos altos riscos para a saúde e irresponsabilidade.

Vale lembrar também que a terapia de reposição de testosterona (TRT) não está validada cientificamente, sendo indicada nos distúrbios das gônadas, detectados e tratados, em geral, por um endocrinologista ou médico que conheça esse tipo de tratamento. Ter cuidado com a saúde não é uma bobagem longínqua e sim faz parte do nosso dia a dia para viver em plena qualidade de vida.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário